Como Plantar - Substratos

Diferentes substratos para diferentes plantios

Existem diversos tipos de terras ou substratos, para os mais variados fins e plantios. Aqui neste artigo, seguem alguns dos principais, e algumas misturas possíveis. Isso é pra você ter uma ideia, não que necessariamente deve seguir as receitas. Você pode encontrar as suas receitas, sempre levando em consideração qual a base da terra para determinada planta, partindo deste ponto, poderá adicionar um pouco mais ou menos de algum ingrediente.

Húmus de Minhoca

Húmus ou humo (do termo latino humus) é a matéria orgânica depositada no solo, resultante da decomposição de animais e plantas mortas, de seus subprodutos ou produzida por minhocas.

O processo de formação do húmus é chamado "humificação" e pode ser natural, quando produzido espontaneamente por bactérias e fungos do solo (os organismos decompositores), ou artificial, quando o homem induz a produção de húmus, adicionando produtos químicos e água a um solo pouco produtivo. Vários agentes externos como a umidade e a temperatura contribuem para a humificação.
Como Plantar - Diferentes substratos para diferentes plantios
HÚMUS DE MINHOCA

Na formação do húmus, há liberação de diversos nutrientes, mas é de especial consideração a liberação de nitrogênio. A verme-compostagem é o uso da minhoca na produção de húmus, decompondo resíduos e dejetos de animais e também o lixo urbano (orgânico), colaborando com a melhoria dos solos, sequestrando carbono e eliminando cheiros desagradáveis. A verme-compostagem é um processo bastante difundido, em especial entre moradores de áreas rurais, visto a minhoca ser uma verdadeira máquina de limpeza dos resíduos. Quando colocada a quantidade correta de minhocas (ao redor de 5 000 unidades por metro quadrado), em 30 a 35 dias (na compostagem normal, leva-se de 100 a 300 dias), pode-se transformar 2,5 toneladas de resíduos orgânicos em húmus, em um canteiro de 10 x 0,80 x 0,40 metros. A minhoca come os resíduos, e seu excremento possui ao redor de 2 milhões de bactérias por grama, enriquecendo o solo e deixando disponível, às plantas, praticamente todo o complexo mineral (cinco vezes e meia mais nitrogênio, duas vezes mais cálcio, duas vezes e meia mais magnésio, sete vezes mais fósforo e onze vezes mais potássio que o solo ou o resíduo que alimentou a minhoca). O húmus de minhoca, após produzido, não necessariamente necessita mais das minhocas em si, o resultado gerado já é o próprio húmus. Não é recomendado que se utilize somente o húmus para plantio direto, mas sim, sempre parte da mistura de terras.


Terra enriquecida

É a chamada terra preta, facilmente encontrada em casas especializadas. Este tipo de terra possui também sais minerais, naturais, ou adicionados industrialmente, mas em bem menor quantidade claro, que o húmus de minhoca.

Terra argilosa


Como Plantar - Diferentes substratos para diferentes plantios
TERRA ARGILOSA

O solo argiloso possui pelo menos 30% de argila na sua composição de partículas. Esse tipo de solo possui grãos muito pequenos (microporos). Como os espaços entre os grãos, os poros, também são muito pequenos, eles retêm mais água. Assim, o solo argiloso costuma ficar encharcado após uma chuva o que melhora o seu manuseio. Quando está seco e compacto, sua porosidade diminui ainda mais, tornando-o duro e ainda menos arejado. Possuí consistência fina e é impermeável a água e todos os outros líquidos. Conhecido como barro vermelho comum e muito utilizado em cerâmicas.


Terra vegetal

Como Plantar - Diferentes substratos para diferentes plantios
TERRA VEGETAL


Terra vegetal é o material resultante da decomposição vegetal de galhos, folhas, frutos, sementes e caules. Em uma floresta, quando tira-se a serrapilheira o que resta abaixo é a camada de terra vegetal. Ela é pobre em nutrientes, porém funciona bem como condicionadora do solo, ou seja, melhora muito a aeração e drenagem. É por exemplo, o substrato ideal para palmeirinha.


Terra orgânica

A terra orgânica é encontrada comumente em beiras de rio por exemplo, resultado da decomposição de galhos, folhas, peixes, algas, enfim, toda sorte de vida que morre no rio e vai para as margens acumulando-se nas altas e baixas do rio. Pode ser conhecido como turfa, e é a mesma matéria orgânica depositada nas várzeas dos rios, mas nesse caso, que se acumulou durante muito tempo, milênios.

Alguns tipos de misturas de terras


Mistura rica em matéria orgânica:
1 parte de terra comum de jardim
1 parte de terra vegetal
2 partes de composto orgânico

Pode ser utilizada em plantas como: licuala ou palmeira-leque (Licuala grandis), camélia (Camellia japonica), cróton (Codiaeum variegatum), cica (Cycas revoluta), gardênia (Gardenia jasminoides), lantana(Lantana camara), planta-camarão-amarelo (Pachystachys lutea), azaléia (Rhododendron), flor-de-cera (Hoya carnosa), calceolária (Calceolaria herbeohybrida), petúnia (Petunia x hybrida), calêndula(Calendula officinalis), margarida (Chrysanthemum leucathemum).

Mistura argilosa:
2 partes de terra comum de jardim
2 partes de terra vegetal
1 parte de areia

Pode ser utilizada em plantas como: papiro (Cyperus papyrus), gladíolo ou palma-de-santa-rita (Gladiolus), narciso (Narcissus poeticus), bastão-do-imperador (Nicolaia elatior), prímula (Primula obconica), gloxínia (Sinningia speciosa), estrelitzia (Strelitzia reginae, copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica), calla (Zantedeschia aethiopica ‘Calla’).


Mistura arenosa:
 
1 parte de terra comum de jardim
1 parte de terra vegetal
2 partes de areia
Pode ser utilizada em plantas como: palmeira-bambu (Chamaedorea elegans), planta-camarão vermelho(Beloperene guttata), buxinho (Buxus sempervirens), caliandra ou esponjinha (Calliandra), bico-de-papagaio ou poinsétia (Euphorbia pulcherrima), hibisco (Hibiscus rosa-sinensis), hortênsia(Hidrangea macrophylla), ixora (Ixora chinensis), giesta ou vassoura espanhola (Spartium junceum),primavera (Bouganvillea spectabilis), lírio-da-paz (Spatiphylum wallisii), espada-de-são-jorge(Sanseveria trifasciata), lança-de-são-jorge (Sanseveria cylindrica), onze-horas (Portulaca grandiflora).



Mistura arenosa para cactos:
1 parte de areia de rio
1 parte de terra comum de jardim
1 parte de húmus de minhoca
Obs: Alguns costumam usar terra vegetal, ou outras misturas.
 
 
Mistura argilo-arenosa:

1 parte de terra comum de jardim
1 parte de terra vegetal
1 parte de composto orgânico
1 parte de areia
Pode ser utilizada em plantas como: palmeira-rápis (Rhapis excelsa), árvore-da-felicidade-fêmea (Polyscias fruticosa), árvore-da-felicidade-fêmea (Polyscias guilfoylei), gerânio (Pelargonium sp.), gerânio pendente (Pelargonium peltatum).

Como Plantar - Como Cultivar
Referências: Wiki, Jardim Natural, Saber das Flores

0 comentários:

Postar um comentário